Capital Manufaturado

Temos uma infraestrutura de telecomunicações, uma rede de 122 mil km de fibra óptica distribuída por 372 cidades, em 16 estados brasileiros e no Distrito Federal. Como resultado, temos 503 mil domicílios conectados – sendo 446 mil por fibra ótica –, 195 mil empresas conectadas, 1.098 clientes com comunicação móvel e 3,3 milhões de chips dedicados a M2M (Machine-to-Machine).

Capital Natural

Investimos R$ 1,339 milhão em proteção ambiental e temos um consumo de 266.530 giga joules de energia. Como resultado, temos 100% da energia da matriz elétrica proveniente de fontes renováveis, 90% do combustível usado pela frota advém do etanol e coleta de 429,59 toneladas de resíduos, 83% destinados à reciclagem.

Capital Humano

Temos 4,3 mil associados com R$ 389 mil investidos em seu desenvolvimento. Além disso, investimos R$ 5,005 milhões em treinamentos e possuímos um programa de diversidade chamado “Algar Sem Barreiras”. Obtivemos uma média de 34,9 horas de treinamento por associado, totalizando 153.050 mil horas de capacitação.

Capital Intelectual

Contamos com 517 associados dedicados à inovação e também somos sócios-fundadores do Brain – Instituto de Ciência e Tecnologia, com atuação em quatro avenidas tecnológicas: Internet das Coisas (IoT), 5G, Cloud e Digital. Além de conseguirmos mais de 290 associados habilitados em metodologias ágeis, também ganhamos 4 prêmios e geramos R$ 231 milhões de receitas com novos produtos.

Capital Financeiro

Investimos R$ 579,7 milhões em nossa operação. Entre nossos resultados, geramos R$ 2,8 bilhões de receita líquida, R$ 1,1 bilhão de EBITDA e distribuímos R$ 17,1 milhões aos acionistas.

Capital Social

A nossa participação em associações setoriais e nosso relacionamento com 3.630 fornecedores e 20 franqueados permitiu levarmos conectividade a 503 mil lares e 195 mil empresas. Nosso programa de voluntariado realizou 294 ações e o Instituto Algar beneficiou mais de 34 mil pessoas diretamente via programas sociais. Além disso, temos a experiência dos clientes reconhecida pelo Programa Uau e pelo Selo Reclame Aqui 1000, por atender a cinco critérios, entre eles ter índices de resposta e de solução iguais ou superiores a 90%.







MODELO DE NEGÓCIOS

 







 






MISSÃO

 






Servir e integrar pessoas e negócios de forma sustentável.

 






PROPÓSITO E VISÃO

 






Gente servindo Gente.

 






VALORES

 






Cliente, nossa razão de existir
Desenvolver e reconhecer os talentos
Ser empreendedor
Agir com integridade
Ter compromisso com a sustentabilidade

 






ESTRATÉGIAS

 






Queremos seguir crescendo de forma sustentável, sendo relevantes no mercado e, ao mesmo tempo, responsáveis com a sociedade, o meio ambiente e a solidez financeira da companhia. Nossa proposta de valor consiste em aliar um portfólio inovador e de alta qualidade em serviços de telecomunicações a um atendimento e relacionamento próximos aos clientes.

Elegemos os clientes empresariais (B2B) para serem o foco dos nossos serviços no processo de expansão geográfica. Saímos de uma região de concessão que abrange municípios em 4 estados do país e hoje estamos presentes em 372 cidades espalhadas em 16 estados e no Distrito Federal. A infraestrutura alcançada atualmente nos permite expandir os serviços fixos também a clientes residenciais (B2C) para além da nossa área original de atuação.

 







 






MENSAGEM DA LIDERANÇA

 






2022 reafirmou a conectividade como propulsora do desenvolvimento econômico do País. Do nosso lado, atuamos baseados em nossos diferenciais: a qualidade das nossas equipes e da nossa infraestrutura, além de uma rede de 122 mil km de fibra óptica presente em 372 cidades brasileiras.

Nossa solidez e resiliência são resultados da dedicação dos nossos mais de 4,3 mil associados, do exercício de uma governança corporativa alinhada aos mais elevados padrões, do nosso compromisso com a sustentabilidade e da assertividade com que atuam nossas áreas de operações e de inovação. Fomos muito além da conectividade, pautados em soluções de valor agregado.

 






ESTRATÉGIA E GERAÇÃO DE VALOR

 






Queremos seguir crescendo de forma sustentável, sendo relevantes no mercado e, ao mesmo tempo, responsáveis com a sociedade, o meio ambiente e a solidez financeira da companhia. Nossa proposta de valor consiste em aliar um portfólio inovador e de alta qualidade em serviços de telecomunicações e TI a um atendimento e relacionamento próximos aos clientes.

Elegemos os clientes empresariais (B2B) para serem o foco dos nossos serviços no processo de expansão geográfica. Saímos de uma região de concessão que abrange municípios em 4 estados do país e hoje estamos presentes em 372 cidades espalhadas em 16 estados e no Distrito Federal. A infraestrutura alcançada atualmente nos permite expandir os serviços fixos também a clientes residenciais (B2C) para além da nossa área original de atuação.

 






DESEMPENHO AMBIENTAL

 






O cuidado com o meio ambiente faz parte do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. Para garantir a proteção de recursos naturais, a prevenção da poluição e uma governança climática efetiva, desenvolvemos programas e projetos há mais de 12 anos.

No ano de 2022, mais de R$ 1,3 milhão foram investidos em melhorias da nossa gestão ambiental, que é baseada em três princípios: redução dos impactos ambientais; incentivo às ações em benefício do meio ambiente em toda a nossa rede de relacionamento – princípio que chamamos de Influência e Sustentabilidade – e conformidade das nossas práticas, focadas na busca constante de compliance e certificações relacionadas aos nossos negócios.

 






RELATÓRIOS ANUAIS

 






Este é o 17° ano consecutivo em que publicamos nosso relatório de sustentabilidade anual. As informações apresentadas referem-se à nossa atuação e de nossas subsidiárias no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022.

O documento foi submetido à asseguração externa por entidade independente e capaz de emitir um parecer ou conclusões objetivas e imparciais sobre o relatório.

 






Perguntas sobre o relatório ou informações relatadas podem ser encaminhadas para:

 






Telefone: (55 34) 3256-2978

 







 






E-mail: ri@algartelecom.com.br

 






Rua José Alves Garcia, 415
Bairro Brasil Uberlândia, Minas Gerais
Brasil, CEP 38.400-668