Temos uma infraestrutura de telecomunicações, uma rede de 122 mil km de fibra óptica distribuída por 372 cidades, em 16 estados brasileiros e no Distrito Federal. Como resultado, temos 503 mil domicílios conectados – sendo 446 mil por fibra ótica –, 195 mil empresas conectadas, 1.098 clientes com comunicação móvel e 3,3 milhões de chips dedicados a M2M (Machine-to-Machine).
Investimos R$ 1,339 milhão em proteção ambiental e temos um consumo de 266.530 giga joules de energia. Como resultado, temos 100% da energia da matriz elétrica proveniente de fontes renováveis, 90% do combustível usado pela frota advém do etanol e coleta de 429,59 toneladas de resíduos, 83% destinados à reciclagem.
Temos 4,3 mil associados com R$ 389 mil investidos em seu desenvolvimento. Além disso, investimos R$ 5,005 milhões em treinamentos e possuímos um programa de diversidade chamado “Algar Sem Barreiras”. Obtivemos uma média de 34,9 horas de treinamento por associado, totalizando 153.050 mil horas de capacitação.
Contamos com 517 associados dedicados à inovação e também somos sócios-fundadores do Brain – Instituto de Ciência e Tecnologia, com atuação em quatro avenidas tecnológicas: Internet das Coisas (IoT), 5G, Cloud e Digital. Além de conseguirmos mais de 290 associados habilitados em metodologias ágeis, também ganhamos 4 prêmios e geramos R$ 231 milhões de receitas com novos produtos.
Investimos R$ 579,7 milhões em nossa operação. Entre nossos resultados, geramos R$ 2,8 bilhões de receita líquida, R$ 1,1 bilhão de EBITDA e distribuímos R$ 17,1 milhões aos acionistas.
A nossa participação em associações setoriais e nosso relacionamento com 3.630 fornecedores e 20 franqueados permitiu levarmos conectividade a 503 mil lares e 195 mil empresas. Nosso programa de voluntariado realizou 294 ações e o Instituto Algar beneficiou mais de 34 mil pessoas diretamente via programas sociais. Além disso, temos a experiência dos clientes reconhecida pelo Programa Uau e pelo Selo Reclame Aqui 1000, por atender a cinco critérios, entre eles ter índices de resposta e de solução iguais ou superiores a 90%.
MODELO DE NEGÓCIOS |
MISSÃO |
Servir e integrar pessoas e negócios de forma sustentável. |
PROPÓSITO E VISÃO |
Gente servindo Gente. |
VALORES |
Cliente, nossa razão de existir Desenvolver e reconhecer os talentos Ser empreendedor Agir com integridade Ter compromisso com a sustentabilidade |
ESTRATÉGIAS |
Queremos seguir crescendo de forma sustentável, sendo relevantes no mercado e, ao mesmo tempo, responsáveis com a sociedade, o meio ambiente e a solidez financeira da companhia. Nossa proposta de valor consiste em aliar um portfólio inovador e de alta qualidade em serviços de telecomunicações a um atendimento e relacionamento próximos aos clientes. Elegemos os clientes empresariais (B2B) para serem o foco dos nossos serviços no processo de expansão geográfica. Saímos de uma região de concessão que abrange municípios em 4 estados do país e hoje estamos presentes em 372 cidades espalhadas em 16 estados e no Distrito Federal. A infraestrutura alcançada atualmente nos permite expandir os serviços fixos também a clientes residenciais (B2C) para além da nossa área original de atuação. |
MENSAGEM DA LIDERANÇA |
2022 reafirmou a conectividade como propulsora do desenvolvimento econômico do País. Do nosso lado, atuamos baseados em nossos diferenciais: a qualidade das nossas equipes e da nossa infraestrutura, além de uma rede de 122 mil km de fibra óptica presente em 372 cidades brasileiras. Nossa solidez e resiliência são resultados da dedicação dos nossos mais de 4,3 mil associados, do exercício de uma governança corporativa alinhada aos mais elevados padrões, do nosso compromisso com a sustentabilidade e da assertividade com que atuam nossas áreas de operações e de inovação. Fomos muito além da conectividade, pautados em soluções de valor agregado. |
ESTRATÉGIA E GERAÇÃO DE VALOR |
Queremos seguir crescendo de forma sustentável, sendo relevantes no mercado e, ao mesmo tempo, responsáveis com a sociedade, o meio ambiente e a solidez financeira da companhia. Nossa proposta de valor consiste em aliar um portfólio inovador e de alta qualidade em serviços de telecomunicações e TI a um atendimento e relacionamento próximos aos clientes. Elegemos os clientes empresariais (B2B) para serem o foco dos nossos serviços no processo de expansão geográfica. Saímos de uma região de concessão que abrange municípios em 4 estados do país e hoje estamos presentes em 372 cidades espalhadas em 16 estados e no Distrito Federal. A infraestrutura alcançada atualmente nos permite expandir os serviços fixos também a clientes residenciais (B2C) para além da nossa área original de atuação. |
DESEMPENHO AMBIENTAL |
O cuidado com o meio ambiente faz parte do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. Para garantir a proteção de recursos naturais, a prevenção da poluição e uma governança climática efetiva, desenvolvemos programas e projetos há mais de 12 anos. No ano de 2022, mais de R$ 1,3 milhão foram investidos em melhorias da nossa gestão ambiental, que é baseada em três princípios: redução dos impactos ambientais; incentivo às ações em benefício do meio ambiente em toda a nossa rede de relacionamento – princípio que chamamos de Influência e Sustentabilidade – e conformidade das nossas práticas, focadas na busca constante de compliance e certificações relacionadas aos nossos negócios. |
RELATÓRIOS ANUAIS |
Este é o 17° ano consecutivo em que publicamos nosso relatório de sustentabilidade anual. As informações apresentadas referem-se à nossa atuação e de nossas subsidiárias no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022. O documento foi submetido à asseguração externa por entidade independente e capaz de emitir um parecer ou conclusões objetivas e imparciais sobre o relatório. |
Perguntas sobre o relatório ou informações relatadas podem ser encaminhadas para: |
Telefone: (55 34) 3256-2978 |
E-mail: ri@algartelecom.com.br |
Rua José Alves Garcia, 415 Bairro Brasil Uberlândia, Minas Gerais Brasil, CEP 38.400-668 |