Nossa gente

Em linha com o nosso propósito Gente servindo Gente, buscamos realizar uma gestão cada vez melhor das nossas equipes. Queremos que os nossos associados (termo que usamos para nos referir aos colaboradores) tenham ótimas condições para exercer seu máximo potencial, sentindo-se seguros, realizados e bem-preparados.

Um grande marco de 2022 foi a retomada do trabalho presencial, culminando em um modelo híbrido após o controle da pandemia de Covid-19 com a campanha nacional de vacinação. Nesse cenário, o modelo de trabalho presencial foi acompanhado de um reforço nos processos de acompanhamento e prevenção, com forte monitoramento da saúde dos nossos times, tanto referente à Covid-19 quanto com o retorno de exames preventivos periódicos.

Realizamos também um trabalho intenso de cuidado emocional, com processos de escuta ativa das equipes e acompanhamento próximo dos gestores, além de programas específicos para as lideranças. Promovemos encontros presenciais para aproximação entre os associados, considerando reencontros de equipes afastadas pela pandemia e apresentação de profissionais contratados durante o período de isolamento social.

Ainda em 2022, nosso time de Talentos Humanos (TH) começou a trabalhar com metodologias ágeis, tendo a primeira experiência de integração de novos associados (onboarding) 100% em formato ágil. A área também passou atuar em conjunto com a equipe de ESG da Algar Telecom, reforçando a sua contribuição com a agenda climática e o desenvolvimento sustentável, além de demonstrar as melhores práticas ESG da companhia.

  • Aumento de nota no Glassdoor de 4,1 para 4,5;
  • Lançamento do programa Mulheres de Fibra, focado na contratação de mulheres para as áreas técnico-operacionais da companhia, visando a inclusão de gênero;
  • Aplicação do workshop Essência para franqueados, afiliados e força de vendas, buscando disseminar a CulturAlgar;
  • Avaliação de fit cultural nos processos seletivos;
  • Implementação do Programa Uau, que homenageia os associados que se destacam no contato com os clientes da Algar Telecom;
  • Lançamento do Projeto Farol, que promove conversas que possam ajudar os colaboradores a cuidarem da sua saúde mental.
Em linha com o nosso propósito Gente servindo Gente, buscamos realizar uma gestão cada vez melhor das nossas equipes. Queremos que os nossos associados (termo que usamos para nos referir aos colaboradores) tenham ótimas condições para exercer seu máximo potencial, sentindo-se seguros, realizados e bem-preparados.

Um grande marco de 2022 foi a retomada do trabalho presencial, culminando em um modelo híbrido após o controle da pandemia de Covid-19 com a campanha nacional de vacinação. Nesse cenário, o modelo de trabalho presencial foi acompanhado de um reforço nos processos de acompanhamento e prevenção, com forte monitoramento da saúde dos nossos times, tanto referente à Covid-19 quanto com o retorno de exames preventivos periódicos.

Realizamos também um trabalho intenso de cuidado emocional, com processos de escuta ativa das equipes e acompanhamento próximo dos gestores, além de programas específicos para as lideranças. Promovemos encontros presenciais para aproximação entre os associados, considerando reencontros de equipes afastadas pela pandemia e apresentação de profissionais contratados durante o período de isolamento social.






MENSAGEM DA LIDERANÇA

 






2022 reafirmou a conectividade como propulsora do desenvolvimento econômico do País. Do nosso lado, atuamos baseados em nossos diferenciais: a qualidade das nossas equipes e da nossa infraestrutura, além de uma rede de 122 mil km de fibra óptica presente em 372 cidades brasileiras.

Nossa solidez e resiliência são resultados da dedicação dos nossos mais de 4,3 mil associados, do exercício de uma governança corporativa alinhada aos mais elevados padrões, do nosso compromisso com a sustentabilidade e da assertividade com que atuam nossas áreas de operações e de inovação. Fomos muito além da conectividade, pautados em soluções de valor agregado.

 






ESTRATÉGIA E GERAÇÃO DE VALOR

 






Queremos seguir crescendo de forma sustentável, sendo relevantes no mercado e, ao mesmo tempo, responsáveis com a sociedade, o meio ambiente e a solidez financeira da companhia. Nossa proposta de valor consiste em aliar um portfólio inovador e de alta qualidade em serviços de telecomunicações e TI a um atendimento e relacionamento próximos aos clientes.

Elegemos os clientes empresariais (B2B) para serem o foco dos nossos serviços no processo de expansão geográfica. Saímos de uma região de concessão que abrange municípios em 4 estados do país e hoje estamos presentes em 372 cidades espalhadas em 16 estados e no Distrito Federal. A infraestrutura alcançada atualmente nos permite expandir os serviços fixos também a clientes residenciais (B2C) para além da nossa área original de atuação.

 






DESEMPENHO AMBIENTAL

 






O cuidado com o meio ambiente faz parte do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. Para garantir a proteção de recursos naturais, a prevenção da poluição e uma governança climática efetiva, desenvolvemos programas e projetos há mais de 12 anos.

No ano de 2022, mais de R$ 1,3 milhão foram investidos em melhorias da nossa gestão ambiental, que é baseada em três princípios: redução dos impactos ambientais; incentivo às ações em benefício do meio ambiente em toda a nossa rede de relacionamento – princípio que chamamos de Influência e Sustentabilidade – e conformidade das nossas práticas, focadas na busca constante de compliance e certificações relacionadas aos nossos negócios.

 






RELATÓRIOS ANUAIS

 






Este é o 17° ano consecutivo em que publicamos nosso relatório de sustentabilidade anual. As informações apresentadas referem-se à nossa atuação e de nossas subsidiárias no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022.

O documento foi submetido à asseguração externa por entidade independente e capaz de emitir um parecer ou conclusões objetivas e imparciais sobre o relatório.

 






Perguntas sobre o relatório ou informações relatadas podem ser encaminhadas para:

 






Telefone: (55 34) 3256-2978

 







 






E-mail: ri@algartelecom.com.br

 






Rua José Alves Garcia, 415
Bairro Brasil Uberlândia, Minas Gerais
Brasil, CEP 38.400-668