Responsabilidade social

A Algar Telecom desenvolve diversas ações com o intuito de construir uma sociedade mais justa e igualitária. Fomos a primeira operadora do interior do Brasil a vender planos pré-pagos para celulares e a comercializar telefones móveis desbloqueados, ampliando o acesso da população a recursos de comunicação. Mesmo estando presentes em grandes cidades, mantemos o propósito de tornar nossos serviços acessíveis a públicos de regiões remotas, incluindo localidades de baixa densidade populacional no nosso plano de expansão. Com isso, além da inclusão digital, contribuímos com a geração de emprego e renda nesses locais.

  • Inclusão digital – nossos serviços e produtos promovem o acesso de pessoas e empresas a recursos de comunicação, principalmente via conexão pela internet e serviços de voz, sendo importantes instrumentos de inclusão digital;
  • Instituto Algar – organização sem fins lucrativos que trabalha com foco no desenvolvimento de pessoas e na transformação de vidas;
  • Programa Transforma – tem por finalidade gerar oportunidades de desenvolvimento para crianças e adolescentes por meio da educação, esporte e cultura;
  • Jornada para o Futuro – integra universitários e empresas, apoiando o desenvolvimento de soft skills valorizadas pelo mercado de trabalho;
  • Talentos de Futuro – o programa foi concebido para aumentar substancialmente o número de jovens com habilidades importantes para o mercado de trabalho e para a vida. Em 2022 foi lançado o Talentos de Futuro: Garotas Digitais, edição especial para auxiliar mulheres de Uberlândia de 17 a 24 anos interessadas em se desenvolver profissionalmente no mercado de tecnologia;
  • Bússolas do Amanhã – iniciativa da equipe de Compliance em parceria com o Instituto Algar, cujo objetivo é estender para a sociedade o valor da integridade, que faz parte da nossa cultura;
  • Projetos incentivados – Dispomos de um comitê multidisciplinar, formado por representantes de áreas internas, do Instituto Algar e da Algar Holding, para avaliar projetos que buscam verbas concedidas por meio das leis de incentivo. Em 2022, foram destinados R$ 6,2 milhões a projetos nas áreas de esporte e cultura;
  • Voluntariado – Convidamos nossos associados a participarem de iniciativas sociais organizadas pelo Instituto Algar com o objetivo de que cada um possa contribuir com o seu tempo, trabalho e talento em prol de uma sociedade melhor
A Algar Telecom desenvolve diversas ações com o intuito de construir uma sociedade mais justa e igualitária. Fomos a primeira operadora do interior do Brasil a vender planos pré-pagos para celulares e a comercializar telefones móveis desbloqueados, ampliando o acesso da população a recursos de comunicação. Mesmo estando presentes em grandes cidades, mantemos o propósito de tornar nossos serviços acessíveis a públicos de regiões remotas, incluindo localidades de baixa densidade populacional no nosso plano de expansão. Com isso, além da inclusão digital, contribuímos com a geração de emprego e renda nesses locais.







MENSAGEM DA LIDERANÇA

 






2022 reafirmou a conectividade como propulsora do desenvolvimento econômico do País. Do nosso lado, atuamos baseados em nossos diferenciais: a qualidade das nossas equipes e da nossa infraestrutura, além de uma rede de 122 mil km de fibra óptica presente em 372 cidades brasileiras.

Nossa solidez e resiliência são resultados da dedicação dos nossos mais de 4,3 mil associados, do exercício de uma governança corporativa alinhada aos mais elevados padrões, do nosso compromisso com a sustentabilidade e da assertividade com que atuam nossas áreas de operações e de inovação. Fomos muito além da conectividade, pautados em soluções de valor agregado.

 






ESTRATÉGIA E GERAÇÃO DE VALOR

 






Queremos seguir crescendo de forma sustentável, sendo relevantes no mercado e, ao mesmo tempo, responsáveis com a sociedade, o meio ambiente e a solidez financeira da companhia. Nossa proposta de valor consiste em aliar um portfólio inovador e de alta qualidade em serviços de telecomunicações e TI a um atendimento e relacionamento próximos aos clientes.

Elegemos os clientes empresariais (B2B) para serem o foco dos nossos serviços no processo de expansão geográfica. Saímos de uma região de concessão que abrange municípios em 4 estados do país e hoje estamos presentes em 372 cidades espalhadas em 16 estados e no Distrito Federal. A infraestrutura alcançada atualmente nos permite expandir os serviços fixos também a clientes residenciais (B2C) para além da nossa área original de atuação.

 






DESEMPENHO AMBIENTAL

 






O cuidado com o meio ambiente faz parte do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. Para garantir a proteção de recursos naturais, a prevenção da poluição e uma governança climática efetiva, desenvolvemos programas e projetos há mais de 12 anos.

No ano de 2022, mais de R$ 1,3 milhão foram investidos em melhorias da nossa gestão ambiental, que é baseada em três princípios: redução dos impactos ambientais; incentivo às ações em benefício do meio ambiente em toda a nossa rede de relacionamento – princípio que chamamos de Influência e Sustentabilidade – e conformidade das nossas práticas, focadas na busca constante de compliance e certificações relacionadas aos nossos negócios.

 






RELATÓRIOS ANUAIS

 






Este é o 17° ano consecutivo em que publicamos nosso relatório de sustentabilidade anual. As informações apresentadas referem-se à nossa atuação e de nossas subsidiárias no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022.

O documento foi submetido à asseguração externa por entidade independente e capaz de emitir um parecer ou conclusões objetivas e imparciais sobre o relatório.

 






Perguntas sobre o relatório ou informações relatadas podem ser encaminhadas para:

 






Telefone: (55 34) 3256-2978

 







 






E-mail: ri@algartelecom.com.br

 






Rua José Alves Garcia, 415
Bairro Brasil Uberlândia, Minas Gerais
Brasil, CEP 38.400-668